Presidente do Sindileite fala sobre a Carta de Cientização aos produtores
O Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás – Sindileite, está entregando aos produtores de leite, através das indústrias, uma Carta de Cientização aos produtores. Segundo o presidente da entidade, Alcides Augusto da Fonseca, esse documento é de muita importância pois ele contém um resumo sobre quais são as exigências do Ministério da Agricultura contidas nas Instruções Normativas 76 e 77.
Essas INs, publicadas no final de novembro de 2018, entram em vigor no final do mês de maio e nelas, a legislação atualizada sobre as boas práticas para obtenção de leite de qualidade. Esse documento deve ser observado tanto pelos produtores de leite, quanto pelas indústrias de laticínios. O MAPA, com a publicação das INs ano passado, deu um prazo de 180 para que os produtores se preparassem para se enquadrarem na nova legislação. Daí, a fiscalização já em abril.
Segundo Alcides Augusto, a Carta de Cientização contém no rodapé, um recibo que deverá ser preenchido pelo proprietário da fazenda, assinado e em seguida, entregue ao portador. Explicou o presidente do Sindileite, que essa carta visa unicamente orientar o produtor de leite porque a legislação já existe e o MAPA vai começar uma intensa fiscalização a partir de abril, quanto ao seu cumprimento.
Foto e texto:
Imprensa Sindileite-Goiás