Feno: devo dar isso aos meus bezerros?
Existem opiniões variadas sobre oferecer feno aos bezerros. Embora tenha havido pesquisas extensas sobre esse tema, ainda não há uma solução definitiva sobre qual é a resposta correta. Na verdade, oferecer ou não feno depende do volume de leite fornecido, do tipo de ração inicial oferecida, do alojamento do bezerro, do processo de desmame e, é claro, da qualidade nutricional do feno. A educadora extensionista Cassie Yost ofereceu insights sobre como o feno se encaixa na dieta de um bezerro em um artigo de extensão da Penn State.
O crescimento adequado das papilas do rúmen é diretamente influenciado pela dieta do bezerro e esse desenvolvimento prepara o animal para o sucesso. As papilas são formadas pela fermentação microbiana de ácido butírico e ácido propiônico, permitindo ao bezerro absorver nutrientes que podem ser utilizados posteriormente.
“Quando o feno é digerido, o resultado é principalmente ácido acético e um pouco de ácido propiônico. Ao contrário do ácido butírico, que é usado pela parede do rúmen, o ácido acético passa pelo rúmen e é utilizado pelo bezerro como fonte de energia,” escreveu Yost. “Portanto, um dos principais argumentos contra a oferta de feno é que os benefícios digestivos dos grãos superam os do feno, especialmente quando o foco é o desenvolvimento do rúmen.”
A composição da ração inicial influencia na decisão de oferecer feno. As rações para bezerros podem vir em várias formas, como texturizadas ou em grânulos. Se a ração inicial tiver partículas menores, o amido fermentará mais rápido no rúmen, o que pode levar à acidose. Rações em grânulos tornam o amido mais disponível devido ao processo de fabricação. Adicionar feno a essa dieta pode ajudar a tamponar o rúmen e desacelerar a digestão.
“Nas rações texturizadas, os bezerros precisam mastigar os ingredientes para quebrar o amido disponível. Bezerros que consomem ração texturizada apresentam menor risco de acidose e podem permanecer em uma dieta sem forragem por mais tempo do que os bezerros alimentados com ração em grânulos,” disse a educadora.
Em um estudo recente, os bezerros tiveram a opção entre uma ração texturizada e feno picado separadamente, ou uma mistura dos dois. Embora não houvesse diferenças perceptíveis na ingestão durante a fase pré-desmame, na fase pós-desmame, os bezerros que consumiram a mistura dos dois apresentaram menor ingestão de matéria seca e menores ganhos diários. O estudo concluiu que os bezerros que consumiam ração junto com feno ingeriam mais feno porque sua ração era uma mistura, e não uma escolha separada, disse Yost. Isso fazia com que os bezerros se sentissem saciados mais rapidamente, resultando em menor ingestão e ganho. “Portanto, se o feno for incluído na dieta dos bezerros, é importante oferecê-lo separadamente da ração inicial, para que os bezerros não sejam limitados na ingestão de grãos conforme suas fontes nutricionais mudam,” disse ela.
Há muitos benefícios e desafios na oferta de feno para bezerros, e pode ser uma decisão difícil com base nas diversas pesquisas. A decisão deve focar na fazenda e no que funciona melhor para a operação, além de considerar a dieta, o desmame e a situação de alojamento do bezerro.
As informações são da Hoard’s Dairyman, traduzidas pela equipe MilkPoint.