Fundepec está buscando parcerias com universidades para o campo

O Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás – Fundepec, definiu que precisa ampliar suas ações em prol do produtor rural seu contribuinte. Uma das ferramentas a serem utilizadas, será a parceria com o seguimento acadêmico. Isso porque, várias instituições em Goiás têm desenvolvido pesquisas científicas nas áreas de agricultura, pecuária e outros setores. São tecnologias que podem ser transmitidas para o homem do campo.

A primeira reunião nesse sentido foi realizada nesta quinta-feira na sede do Fundepec, no Setor Leste Universitário em Goiânia. Participaram os conselheiros Alfredo Luiz Corrêia, (Sindileite); Leandro Stival, (Sindicarne); Antônio Flávio Camilo de Lima, vice-presidente do Fundo e ligado ao sistema Senar/Faeg e o presidente também do Fundepec, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza.

Representando a UFG, estiveram na reunião o reitor Edward Madureira Brasil, a pro-reitora de extensão e cultura Lucilene Maria de Souza e o pesquisador na área de pecuária, João Medrado. Nessa primeira reunião, o Fundepec não definiu suas demandas de acordo com os novos projetos em favor dos pecuaristas e nem a UFG abordou o que ela tem de pesquisa palpável. Ficou decidido que no início de agosto, a Universidade Federal de Goiás e o Fundepec promoverão um Whorkshop, oportunidade em que os pesquisadores mostrarão seus trabalhos que se  transformarão em ferramentas para os novos projetos do Fundepec´Goiás.

Segundo o reitor Edward Madureira Brasil, a UFG tem realizado uma série de trabalhos em favor de alguns setores como mineração, química (farmácia), agronomia, veterinária, zootecnia, área da física, geologia, etc. Explicou Edward que algumas dessas pesquisas, ao longo dos anos estão sendo feitas também para a Petrobrás. Em síntese, a UFG tem muito a oferecer também para o setor agropecuário – pontuou o reitor.

Segundo o presidente do Fudepec, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, a entidade vai incrementar, a partir desse ano, projetos em favor de seus contribuintes buscando parcerias com os principais sistemas acadêmicos de Goiás.

Texto e fotos – Imprensa Fundepec Goiás.