Top

Sindileite faz doações e reivindicações ao governo Goiano sobre estradas rurais e energia elétrica

O governador Ronaldo Caiado, ao ouvir o discurso do presidente do Sindileite, Alcides Augusto da Fonseca sobre os problemas que os produtores e as indústrias de laticínios estão enfrentando, disse estar atento e vai reunir esforços para sanar os problemas. Alcides disse que não estava pedindo asfalto ao governo do estado. Estava sim, solicitando que pelos menos as estradas rurais sejam de melhor qualidade para escoamento da produção de leite e outros produtos.

Falou Alcides também da precariedade do sistema energético que está prejudicando os produtores rurais, que precisam resfriar o leite e produzirem também alimentos para o rebanho e manterem a rotina das propriedades. Ronaldo Caiado, – em seu discurso, – disse ser muito grave a atual situação e reconheceu a necessidade de se buscar soluções urgentes. Sobre a energia elétrica, a equipe do governo já se reuniu 14 vezes com as equipes da distribuidora de energia a ENEL e ouviu delas que as decisões devem vir de Roma, (Itália, sede da concessionária).

Ronaldo Caiado explicou que “quem decide sobre os interesses de Goiás é o povo e o governo e não Roma e que esse estado de coisas não pode permanecer.” Caiado ameaçou realizar uma audiência pública com empresários e todos os parlamentares goiano tanto federais quanto estaduais para se discutir a questão. Salientou que está preocupado com muitas empresas em Goiás que estão perdendo dinheiro por problemas de energia elétrica, sem contar as de outros estados que querem aqui investirem  mas ficam reticentes quanto ao problema energético. O governador de Goiás disse que nesta quinta-feira vai de novo a Brasília tratar de questões econômicas com o governo federal e que esse assunto energia elétrica está também na pauta.

Doações

Há vários anos o Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás vem realizando doações à Organização das Voluntárias de Goiás. São caixas de leite fluído e outros produtos que são entregues depois pelas Voluntárias, às entidades carentes previamente cadastradas na entidade. Ao todo, o Sindileite já dou mais de um milhão de produtos diversos à OVG. O governador Ronaldo Caiado e a presidente da OVG, Adriana Melo Caiado, teceram largos elogios sobre a iniciativa do Sindileite. Caiado disse que essa ação serve até de modelo no sentido de que outras indústrias possam doar também produtos diversos às comunidades carentes do estado de Goiás.

Outras duas pessoas discursaram no evento que aconteceu no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas. O deputado federal José Mário Schreiner, que é também presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás, disse que o mundo sempre precisou de leite, fundamental para o desenvolvimento da humanidade. Esse alimento, – salientou José Mário – precisa ser valorizado cada vez mais e que no momento, a própria China, o país de maior densidade demográfica do planeta, está cogitando implantar uma política no sentido de que cada criança e outras pessoas carentes de alimentação adequada, recebam todo dia no mínimo 200 ml de leite. Segundo José Mário Schreiner, se essa iniciativa vier acontecer, o mercado lácteo estará bem servido com o grande volume de vendas que se abrirá já que a China nem de longe, é alto suficiente na produção de leite e derivados.

O diretor da SIG COMBIBLOC (empresa de embalagens) Fábio Alba, também discursou enaltecendo a comemoração mundial do Dia Mundial do Leite, salientando que sua empresa sempre tem trabalhado no sentido de oferecer às indústrias, embalagens de alta tecnologia para manter a qualidade dos produtos destinados ao consumidor final.

O governador Ronaldo Caiado e outros convidados participaram, no evento, de um brinde ao Dia Mundial do Leite, oportunidade em que posaram para fotos junto à uma longa mesa usada para expor o mix de produtos de todas as doadoras de leite e derivados à OVG. Quem falou em nome das entidades que serão agraciadas com os produtos doados, foi a senhora Célia Ricardo de Souza, presidente da Vila São Cotolengo em Trindade.  Segundo ela, as doações serão de grande relevância para todas as entidades cadastradas junto à OVG.

Texto e fotos

Imprensa Sindileite Goiás