Sindileite realiza mais um curso de atualização sobre as Instruções Normativas 76 e 77

Visando atualizar os dois principais elos da cadeia láctea em Goiás, o Sindicato das Indústrias de Laticínios realiza mais uma etapa dos cursos de atualização sobre as novas normas do governo federal em relação a melhoria da qualidade do leite. Estão sendo treinados, primeiramente, os representantes de laticínios que vão orientar os produtores fornecedores da matéria prima e transportadores.

Nos meses de março e abril, foram realizados vários cursos na capital e no interior com os mesmos objetivos, dentro do I Whorkshop sobre Qualidade do Leite. O curso atual teve início nesta quinta-feira e só encerrará no sábado à tarde. Estão inscritos 32 representantes de laticínios associados do Sindileite.

As aulas vêm sendo ministradas por profissionais da empresa Companhia do Leite da cidade de Lavras, Minas Gerais. Estão sendo vistos temas como:  Análises sobre os pontos mais críticos das INs 76 e 77; Análise que não deu certo para controle da qualidade do leite em anos anteriores; Estratégias para compor o Programa de Autocontrole da Matéria Prima; Engajamento e treinamento dos transportadores; Diagnóstico do transporte do leite; Diagnóstico das fazendas; Estratégia de adequação dos transportes; Capacitação dos produtores; Boas Práticas Agropecuárias; Manual sanitário da bovinocultura de leite; Princípios para implantação de assistência técnica e gerencial, além de outros intens.

Quanto ao trabalho de orientar os vários elos da cadeia láctea sobre as Instruções Normativas 76 e 77, o Estado de Goiás está se transformando em referência nacional pois está envolvendo vários entes interessados no assunto como Universidades, entidades de classe, governos estadual e municipais, empresas especializadas, estudantes, produtores, industrias etc.

As primeiras aulas estão sendo ministradas pelo médico veterinário e diretor da Companhia do Leite, Ronaldo Carvalho Macedo.

Texto e fotos Imprensa Sindileite Goiás