2º Sumário Genômico de Fêmeas é lançado na Expogenética

O 2º Sumário Brasileiro de Fêmeas e 2ª Avaliação Genômica de Fêmeas Jovens e Adultas da Raça Gir Leiteiro traz o resultado de 1.185 fêmeas Gir Leiteiro, o que representa mais do que o dobro publicado na primeira versão. No último ano, o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) passou por grande revolução em sua estrutura, incluindo as avaliações genômicas de fêmeas jovens e adultas no portfólio de publicações da raça. Desde a última publicação, em agosto de 2018, até os dias atuais, foram incorporados 7.734 novos animais com genótipos que contribuíram para aumentar a acurácia da equação de predição genômica.

O superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), André Rabelo, destaca que o empenho dos criadores em impulsionar a utilização da ferramenta genômica foi imprescindível para o avanço e aumento da coleta e genotipagem de fêmeas Gir Leiteiro, distribuídas em criatórios de todo o País, em um curto espaço de tempo. O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, que participou do lançamento do documento, durante a maior feira de genética zebu do mundo, a 12ª Expogenética, que acontece até o dia 25 em Uberaba (MG), ressalta que o esforço da Embrapa e da ABCGIL, com o apoio da Associação de Criadores de Zebu (ABCZ) vai contribuir ativamente para o avanço do melhoramento genético do Gir Leiteiro no mundo tropical.  “Em apenas dois anos, o programa passou de cerca de quatro mil para mais de 14 mil genótipos, incluídos machos e fêmeas”, observou Carvalho.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, esse documento cumpre o objetivo de ser um importante gerador de informação para os criadores e produtores interessados na seleção dos animais de genética superior, propiciando maior progresso genético do Gir Leiteiro nacional, gerando renda e melhoria da qualidade de vida para a população. O pesquisador Marcos Vinícius Barbosa da Silva enfatiza que as avaliações genômicas foram conduzidas de forma a se obter maior confiabilidade das estimativas, expressas, ou seja a capacidade prevista de transmissão genômica (GPTAs). No sumário, são divulgadas as GPTAs de fêmeas jovens e adultas para duas características: produção de leite e idade ao primeiro parto. Somente 10% das fêmeas com maiores GPTAs para produção de leite (Top 10%) são publicadas, caracterizando as melhores fêmeas disponíveis no mercado, com base no valor genômico.

Paulo Martins observa, ainda, que o mercado tem valorizado sobremaneira a genômica e os avanços científicos em geral como ferramentas indispensáveis ao melhoramento genético de gado de leite. “Estamos certos de que a interação da iniciativa pública, como geradora e divulgadora de conhecimento e de tecnologias, e da iniciativa privada, que disponibiliza genótipos e animais para a produção de leite, é extremamente relevante neste momento de evolução do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro”, completou.

Marcos La Falce
Embrapa Gado de Leite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)