Top

Sindileite encerra o ano com festividades e novidades para os produtores de leite

No dia 19 próximo, em avento a ser realizado na sede do Fundepec-Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás, no Setor Leste Universitário em Goiânia, o Sindileite anunciará como será o calendário de pagamento do leite aos produtores todo mês. Uma antiga reivindicação dos fornecedores de leite aos laticínios é no sentido de que o leite seja pago o mais próximo possível da data de entrega, ou que pelo menos se pré-fixasse a data da remuneração para que os produtores possam se programar dentro da atividade.

Depois de muitos meses de negociações entre os laticínios, (Sindileite), a Comissão de Pecuária de Leite da FAEG-Federação de Agricultura e Pecuária do Estado, representantes de produtores e o Fundepec-Goiás, com a intermediação do Secretário Estadual de Agricultura Antônio Carlos de Souza Lima Neto, se chegou a um consenso, quando a data para o pagamento, a qual será anunciada no evento do dia 19 com a presença do governador Ronaldo Caiado.

Nesta sexta-feira aconteceu a reunião do Sindileite encerrando o ano, seguida de um almoço ao qual compareceram várias autoridades e lideranças classistas, produtores e outros convidados especiais. O presidente do Sindileite, Alcides Augusto da Fonseca, disse que o ano de 2019 não foi muito bom para a cadeia láctea porém, teve um passo a mais ou seja, o entendimento entre os laticínios e os produtores quanto a data para a realização do pagamento de fornecimento de leite.

Alcides agradeceu a várias pessoas entre empresários e técnicos e o Secretário de Agricultura, que trabalharam duro no sentido de que se chegasse a um denominador comum, quanto a data de reembolso dos produtores de leite por parte das indústrias. Ele salientou que por certo, as perspectivas para o ano de 2020 se apresentam de forma positiva.

Outro que discursou foi o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG, deputado federal José Mário Schreiner. Ele também enfatizou um trabalho de vários seguimentos em relação a antiga reivindicação dos produtores de leite, evidenciando o desempenho da Comissão de Pecuária de Leite que funciona dentro da FAEG.

Sobre o País, disse ele que tivemos grandes avanços com o novo governo que começam a ser sentidos na economia, cuja alavanca maior foi o agronegócio que cresceu 1,6%. Sobre Goiás, Schreiner disse que o Estado alcançou um crescimento de 19% no agro e isso serve de exemplo para os demais Estados da Federação. Ele salientou que na esfera federal, está-se trabalhando no sentido de melhorar a conectividade com o setor rural. Para ele, a Internet precisa ser ampliada nas propriedades e isso deverá ser uma realidade dentro de pouco tempo.

Por sua vez, o Secretário de Agricultura Antônio Carlos de Souza Lima Neto, disse que se sente animado com os últimos acontecimento na cadeia láctea goiana quando produtores e laticínios chegaram a um denominador comum. Para ele, o governo do Estado, através de sua pasta, se empenhou bastante nesse sentido e isso é fruto de um novo governo que quer melhorar sensivelmente todos os seguimentos da sociedade nos planos, econômico, social e outros.

Homenagem à uma empresária

Mais cedo, no prédio da FIEG onde funciona, o Sindileite realizou sua reunião de final de ano. Na oportunidade, toda a diretoria homenageou a empresária Ana Amélia Carvalho Rezende Nogueira que acaba de vender seu laticínio, Marocas, em Piranhas de Goiás e migrará para o setor de confinamento de gado de corte. Ana Amélia atuou mais de 20 anos no setor de laticínios e entendeu que era hora de dar uma guinada em seu trabalho, mas sempre focando o agronegócio. Ana Amélia recebeu uma placa de agradecimento por ter, ao longo desses anos, ajudado o Sindileite a ganhar mais visibilidade no Estado e fora. Foi bastante cumprimentada por toda a diretoria da entidade e familiares que a acompanhavam.

 

Texto e fotos: Imprensa Sindileite Goiás