Área preservada do Brasil, cabe 28 países da Europa e só usamos 7,6% para lavouras

Isso mesmo. De todo o território brasileiro, somente 7,8% são usados para lavouras. Os 5 milhões de produtores rurais, através do CAR-Cadastro Ambiental Rural, estão preservando 25% de toda a área do País. Se somarmos mais os territórios incluídos em nossa biodiversidade, são 66,3% de patrimônio natural intactos.

Segundo dados apontados em palestras do chefe-geral da Embrapa Territorial de Campinas=SP, Evaristo Miranda, nenhum produtor em todo o mundo, preserva mais que o brasileiro. Essa área preservada representa um patrimônio de mais de 3 trilhões de reais. Somente para manutenção desse ativo, os produtores desembolsam por ano, mais de 20 bilhões.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Territorial, o Brasil não merece as críticas que vários países fazem pois são infundadas. Evaristo Eduardo Miranda é agrônomo com mestrado e doutorado em ecologia pela Universidade de Montpellier na França. Tem centenas de trabalhos publicados no Brasil e no exterior. É autor de 45 livros, diretor do Instituto Ciência e Fé, consultor da Organização das Nações Unidas, FAO, Unesco, Banco Mundial, OEA e outras instituições. Veja o vídeo em que ele fala sobre a biodiversidade brasileira e sua preservação.

Fonte – Embrapa Territorial