Eurípedes Prado Junqueira

Eurípedes, conhecido mais como “neném marajoara”. Mineiro de Ituiutaba. Hoje empresário do ramo de laticínios em Goiás e Mato Grosso. O Sr. Eurípedes era contador em Cachoeira Alta cuidando da contabilidade de um pequeno laticínio que veio a fechar. Posteriormente Eurípedes foi convidado pelos Srs. Wilson José Marajó e José Guimarães Alcântara a reabrir o laticínio e disse que não tinha dinheiro para tal negócio, pois o falido laticínio devia leite aos produtores. O Sr. Eurípedes negociou com fornecedores e produtores para reerguer o laticínio e em 1974 vendeu seu escritório de contabilidade e abraçou de vez a causa do Laticínio Marajó. Nesse período enfrentou dificuldades, pois o leite era transportado em latões, estradas sem asfalto, muito barro em período chuvoso, leite perdido e coalhado que tinha que ser descartado.

Em 1978, segundo depoente, houve duas crises que afetou o ramo de laticínios. Uma foi do leite em pó importado e a grande crise do petróleo dos países árabes, pois o Brasil dependia do diesel. O depoente lembra que foram abertas 12 fábricas de laticínios indo até Mato Grosso do Sul.

O Sr. Eurípedes recorda de ser um dos três fundadores da ABIQ – Associação Brasileira das Indústrias de Queijo de São Paulo dando-lhe oportunidade de conhecer várias pessoas do Brasil e contou sobre pessoas importantes em Goiás que trabalhou duro na fortificação da indústria de laticínios: José João, João Bosco (Gogó), José Carlos Meireles, Domingos Vilefort e outros mais novos como Cesar Helou, Ananias Justino.

Desde 1973 com a ALBRACEM, houve muitos desafios, perdas, aprendizados e conquistas. Após a fundação do SINDILEITE, novos personagens entraram na história classista, aprendendo com os mais antigos e colocando em pauta novas ideias para que cada vez mais alcançasse melhorias para indústria láctea. O depoente fala do baluarte Alfredo Luiz Correa – assim o chamou – como uma pessoa importante que tem contribuído de forma extraordinária para com o sindicato na dedicação e articulação em decisões importantes.

Atualmente Sr. Eurípedes delegou a indústria para seus filhos que cuidam e administram e ficou com uma fábrica no estado do Mato Grosso. Considera-se um pai realizado! Finaliza dizendo sobre a importância do Estado de Goiás para indústria brasileira, tudo que foi conquistado e o papel importante da Federação das Indústrias do Estado de Goiás que representa o Estado.

FONTE: MEMORIAL DA INDÚSTRIA