Existe manejo reprodutivo ideal para novilhas?
Como metas claras, protocolos estratégicos e o uso de tecnologias, como sensores de cio, influenciam no manejo reprodutivo de novilhas. Saiba mais!
As novilhas são as fêmeas mais férteis do rebanho e também possuem a melhor genética. Assim, muitas vezes são alvo dos investimentos genéticos mais valiosos.
Novilhas: a base genética e produtiva do futuro do rebanho leiteiro
Criar muitas novilhas pode ser caro para os produtores, e é por isso que se recomenda ter um plano de manejo para o estoque de novilhas e os produtores devem verificar os números do estoque do rebanho tanto quanto o preço do leite.
Quando se trata de eficiência reprodutiva do rebanho, existe muita oportunidade no lote de novilhas. Novilhas virgens têm metabolismo, fisiologia do ciclo estral diferentes das vacas em lactação. Elas também têm fertilidade comparativamente mais alta, e é por isso que muitas fazendas priorizam o uso de sêmen sexado em suas novilhas.
Mas, embora as novilhas sejam consideradas como relativamente “fáceis” de emprenhar, existe a oportunidade de apertar a janela de concepção para elas, e, assim conseguir que a maiorias delas tenham o primeiro parto na idade ideal.
A concepção tardia das novilhas torna-se cara, porque leva a mais dias improdutivos de alimentação e muitas vezes também causa mais problemas de parto, porque eles podem ficar supercondicionadas, com excesso de gordura no canal pélvico.
O programa reprodutivo ideal para as novilhas não é uma proposta única para todos os rebanhos. Em vez disso, existem várias maneiras pelas quais as fazendas podem melhorar a eficiência reprodutiva de suas novilhas dentro da estrutura de trabalho, instalações e circunstâncias de manejo da fazenda. Mas, independentemente do programa que adotam, o estabelecimento de metas é uma obrigação.
Eficiência reprodutiva de novilhas: metas e manejo nutricional
Cada rebanho deve ter uma meta de porcentagem de novilhas que deseja emprenhar após 150 dias do início da reprodução, observando que 90% de prenhez nesse período seria considerado excelente. Para entrarem no lote de reprodução as novilhas têm que atingir alguns critérios: devem ter maturidade física aceitável, ou seja 55% do peso corporal maduro no início da reprodução e 85% do peso corporal maduro no pós-parto no início da sua primeira lactação.
Fazendas podem alcançar excelente eficiência reprodutiva em suas novilhas usando programas baseados em detecção de cio e protocolos IATF. Protocolos simples como o uso de prostaglandina a cada 11 dias, e inseminação após detecção de cio pode funcionar muito bem. Outros rebanhos preferem e têm grande sucesso com um protocolo de IATF. Para fazendas que querem adotar protocolos de IATF é sempre recomendado usar protocolos testados.
Protocolos reprodutivos e tecnologias para inseminação eficaz de novilhas
Com qualquer uma das abordagens, os resultados podem ser melhorados ainda mais com a adoção de tecnologias como sensores de monitoramento de atividade para avaliar melhor a atividade do estro. Ao usar esses sistemas, é aconselhável seguir cuidadosamente as instruções do fabricante, pois cada um funciona de maneira um pouco diferente.
Em um estudo, realizada pelo Dr. Ricardo Chebel e sua equipe na Universidade da Flórida, realizados com 1.027 novilhas Holandesas, com 330 kg (idade média de 10,7 meses) e equipadas com monitores de atividade Allflex SCR. Todas as novilhas foram submetidas a um protocolo de IATF de 5 dias.
Se os monitores de atividade indicassem atividade de cio, as novilhas eram inseminadas por meio de um dos três tratamentos:
- Sêmen convencional uma hora depois de aparecerem na lista de cio;
- Sêmen sexado uma hora depois de aparecerem na lista de cio; ou
- Sêmen sexado aproximadamente 12 horas depois de aparecerem na lista de cio.
As novilhas não detectadas no cio depois de 72 horas, receberam uma injeção de GnRH, e foram inseminadas em tempo fixo uma hora depois (grupos de sêmen convencional e sexado precoce) ou 11 horas depois (grupo de sêmen sexado tardio).
No diagnóstico de gestação 30 dias após a inseminação, foi detectado taxa de concepção significativamente maior para o grupo de sêmen convencional (67,3%) em comparação com o grupo de sêmen sexado precoce (45,2%) e o grupo de sêmen sexado tardio (46,8%). Embora a taxa de concepção aos 30 dias tenha sido muito maior, o grupo do sêmen convencional produziu significativamente menos bezerras vivas (cerca de 42%) em comparação com os dois grupos de sêmen sexado (cerca de 89%). Uma análise econômica completa não indicou nenhuma vantagem significativa de lucratividade geral para qualquer uma das três estratégias, reforçando a sugestão de que há muitas maneiras de personalizar os programas de reprodução de novilhas para obter o melhor ajuste para cada fazenda.
Ricarda Maria dos Santos
Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia. Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.
Publicação e foto: Portal MilkPoint