Top

Não reduza a qualidade de alimentação de novilhas

O humor de muitos produtores de leite foi impulsionado pelo desempenho de sua fazenda no primeiro trimestre.

Trent Dado, consultor independente de nutrição e gerenciamento de lácteos nos Estados Unidos, comentou que as flutuações nos ingredientes da ração ocorreram de forma diferente ultimamente, e os produtos gordurosos começaram recentemente a mostrar sinais de aumento de custos. “Os produtos gordurosos realmente começaram a aumentar os preços há mais de um ano e continuaram um aumento bastante linear desde então”, diz ele.

Dado compartilha que a proibição da Indonésia de algumas exportações de óleo de palma afetará os custos de alimentação. Ele diz que os mercados de óleo e gordura continuam sendo um ponto de interrogação e um grande obstáculo para os produtores, especialmente aqueles que têm uma dieta de alta produção.

Ao procurar substituir por outro produto e se afastar da gordura, Dado aconselha trabalhar com um zootecnista sobre qual a melhor forma de se adaptar às mudanças. “Cabe realmente aos produtores de leite e seus conselheiros observar as vacas e observar os componentes, em particular, para garantir que eles possam fornecer toda a energia necessária, sem sobrecarregar o rúmen e a saúde da vaca”, disse ele. “Alimentar vacas de alta produção sem gordura é definitivamente difícil.

Como os custos da alimentação aumentaram significativamente com relação ao ano anterior, Dado aconselhou não trocar a alimentação das novilhas, mesmo que elas sejam vistas como uma despesa para a sua fazenda leiteira. “Não dê menos ração às novilhas ou alimente-as com ração de má qualidade”, disse ele. “Qualidade importa. Estão sempre surgindo pesquisas sobre a importância de fornecer uma dieta de qualidade para se alcançar crescimento e desempenho na lactação, especialmente na primeira lactação.”

Ele disse que se os produtores estão preocupados com os custos de alimentação das novilhas, eles precisam usar isso como um ponto de partida para uma conversa com seu zootecnista. “Os produtores podem produzir diferentes forragens ou ter acesso a diferentes forragens que são mais ideais para a criação de novilhas”, disse Dado.

Os produtores têm aproveitado o fornecimento de forragens de grãos pequenos, especialmente centeio no Centro-Oeste. Dado incentiva os produtores a encontrarem nutrientes mais baratos para caber na ração das novilhas porque elas não requerem tanta energia, mas ainda assim, precisam de forragens de alta qualidade.

“Acho que será um daqueles anos em que os produtores terão que aguentar firme e pagar um pouco mais pela alimentação das novilhas”, disse ele. “Com a forma como as commodities são precificadas, cada acre possível provavelmente será destinado ao milho e à soja.”
 

Dicas adicionais para a criação de novilhas

Brian Vaassen, gerente de negócios do Centro-Oeste da Standard Dairy Consultants, oferece as seguintes dicas para a criação de novilhas:

  • Grupos menores são recomendados. As dietas são balanceadas com base no peso. Ter grupos de peso menores permite que as dietas sejam mais focadas no ponto de equilíbrio, tornando-a mais eficiente para a novilha desse grupo.
     
  • Descarte cedo. Ainda há espaço para mais seleção no desmame das novilhas. As taxas de descarte são muito baixas após o desmame e as taxas de reprodução são altas. Devemos saber exatamente quantas novilhas precisamos para substituir o rebanho.

 

  • Manejo forte de novilhas. Isso inclui controlar as moscas no verão, o que ajuda a melhorar a eficiência alimentar. Vaassen também recomenda o uso de ionóforo, que ajuda na eficiência alimentar. Finalmente, um ambiente seco e bem ventilado é vital. Por exemplo, em condições lamacentas, precisamos aumentar as necessidades de energia em 10-15% para compensar a energia necessária para lidar com condições lamacentas.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe do MilkPoint. 

 

Foto: Imprensa Sindileite-Goiás