Top

Novilhas participantes da 1ª Prova de Produção de Leite Tropical passam por controle leiteiro oficial

Recentemente as novilhas participantes da 1ª Prova de Produção de Leite Tropical passaram por seu primeiro controle leiteiro oficial. A prova, criada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), avalia o desempenho produtivo de fêmeas primíparas, sob o mesmo ambiente e em sistema de produção econômico, em clima tropical.  

Os resultados preliminares indicam um potencial promissor, aumentando as expectativas para futuras etapas da prova. “Foram nove matrizes aferidas, que cumpriram o primeiro desafio de produzir leite sem bezerro e sem ocitocina. A produção variou de 4 a 8 kg, em 24h e duas ordenhas, com regime alimentar de pasto com suplementação, sem uso de nenhum hormônio e média de duração de lactação de 26 dias”, destaca a Gerente do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos Leiteiros da ABCZ (PMGZ Leite Max), Mariana Alencar.

Participam desta edição 13 novilhas Gir Leiteiro e três Sindi, de diferentes criatórios de Minas Gerais, que pariram em novembro. Os testes estão sendo realizados na Fazenda Escola da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba).

Fonte: ABCZ