Top

OMS atualiza benefícios do leite na dieta infantil

Uma nova diretriz da Organização Mundial da Saúde (OMS) de dezembro de 2023 reforça a importância do leite de vaca pasteurizado na alimentação de bebês a partir dos seis meses.

Fonte: ABRALEITE

OMS atualiza benefícios do leite na dieta infantil A nova diretriz da OMS destaca O papel fundamental do leite na nutrição e saúde pública.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou suas diretrizes sobre a alimentação complementar, agora recomendando o consumo de leite de vaca pasteurizado para bebês a partir dos seis meses de idade. Esta decisão, publicada no último Guia para alimentação complementar de bebês e crianças de 6 a 23 meses de idade, é um reconhecimento do valor nutricional do leite em populações onde opções alternativas podem ser limitadas ou inexistentes.

A inclusão do leite de vaca nas diretrizes alimentares da OMS representa uma virada significativa na promoção da saúde humana, especialmente na fase infantil. O leite, considerado um pilar nutricional por sua composição rica em cálcio, proteínas e vitaminas essenciais, agora é visto como um complemento viável e acessível ao leite materno, quando a amamentação exclusiva não é possível.

Geraldo Borges, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE), vê a nova diretriz como um marco para a saúde pública, enfatizando a importância do leite como uma alternativa nutritiva e acessível. “O leite materno é insubstituível nos primeiros meses de vida, mas essa nova orientação oferece uma opção segura e benéfica para bebês após esse período”, comentou Borges.

Além da OMS, instituições nacionais como a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) têm sido fundamentais na disseminação de informações sobre os benefícios do leite. Essas organizações trabalham para desmistificar mitos e fornecer dados científicos que sustentam o consumo de lácteos como parte de uma dieta equilibrada.

A matéria também aborda a questão da intolerância à lactose e alergia à proteína do leite, condições que afetam uma parcela pequena da população. Produtos adaptados estão disponíveis no mercado, permitindo que indivíduos com essas condições ainda possam desfrutar dos benefícios nutricionais dos lácteos, sem comprometer sua saúde.

A nova diretriz da OMS, juntamente com os esforços de conscientização de produtores e instituições de saúde, estabelece uma base sólida para o consumo responsável de lácteos. Ela enfatiza a importância de uma nutrição adequada desde a infância e reforça o papel do leite como um componente vital na dieta humana.