Top

Produção de leite de produtores do programa Balde Cheio é maior que média nacional

O produtor de leite Éder Duarte, da cidade de Urupês (SP), aumentou a produção cinco vezes em apenas três anos. Em 2017, ele entrou no programa Balde Cheio, da Embrapa. Na época, de acordo com o técnico Ricardo Silva, a média diária era de 60 litros de leite. Atualmente é de 300 em uma propriedade de 5,5 hectares. Assim como Éder, outros produtores conseguiram aumentar significativamente a produtividade. 

Segundo o coordenador do Balde Cheio e chefe de Transferência de Tecnologia, André Novo, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), a produção de leite média brasileira é de menos de 100 litros por dia. No programa, a maioria produz mais de 200 litros ao dia. 

O técnico Ricardo Silva conta que Éder deixou o emprego na cidade para tocar a pequena fazenda no interior do estado e realizar o sonho de produzir leite e queijo. “Com pouco mais de três anos no programa, a propriedade mudou consideravelmente e hoje é um modelo de produtividade, organização e qualidade do leite. Ele e sua esposa Eliete, professora de Marketing, são muito empreendedores e visionários e já têm até uma marca para seus produtos”, conta orgulhoso.

Histórias como a de Éder e de outros produtores do Balde Cheio foram contadas durante live nesta quarta-feira, 16 de dezembro, às 10h30, pelo canal do Youtube da Embrapa

O encontro on-line reuniu especialistas, técnicos e produtores para falar do impacto do programa Balde Cheio nas famílias produtoras de leite do Estado de São Paulo.

Participaram o idealizador do programa, Artur Chinelato, o coordenador do Balde Cheio e chefe de Transferência de Tecnologia, André Novo (Embrapa Pecuária Sudeste), os técnicos Ricardo Silva, Luiz Gustavo Quirino e Clodoveu Colombo Junior, além dos produtores de leite Ériko Kolya, Pedro Manzano, Anderson Turci, Edcarlos e Éder Duarte.

O encontro on-line fechou um ciclo de cinco lives que começou em setembro contando experiências do programa em algumas regiões do país. O foco sempre foi apresentar os relatos dos produtores e técnicos e, dessa forma, mostrar um pouco da trajetória e impacto do Balde Cheio. 

O programa de transferência de tecnologia está presente em 19 estados brasileiros, com cerca de 300 profissionais em treinamento e mais de 1800 produtores participantes.

Balde Cheio, criado em 1998, promove o desenvolvimento da pecuária leiteira e contribui para tornar as pequenas propriedades sustentáveis e mais rentáveis. O foco é a capacitação de técnicos em produção intensiva de leite. 

 

 

Gisele Rosso
Embrapa Pecuária Sudeste

Adaptação: Imprensa  Sindileite Goiás

 

Publicação: Portal Rural Pecuária

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/