Ananias Justino Jayme
Ananias Jayme é empresário do ramo de laticínios, vice-presidente do Sindileite – Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás. Filho de Alan Jayme eFrancisca Rilvete Justino Ferreira. Ananias fala que começou no ramo de laticínios ainda jovem, e se lembra de que sempre conviveu dentro da indústria de laticínios, praticamente nasceu dentro desse ambiente, pelo fato de seu avô e pai serem os pioneiros da família, e fala com orgulho sobre seu avô, Renato Justino, pioneiro, que saiu de sua terra natal e rompeu barreiras trabalhando como funcionário até começar com negócio próprio a comercialização de manteiga. Seu avô conheceu o Sr. Domingos Vilefort que na época era um fornecedor e foi convidado para entrar como sócio da Leitbom, meados da década de 70 e em 1979 seu pai, Sr. Alan, montou em Itaberaí o próprio laticínio com a marca Copo de Leite.
Aos 13 anos de idade, Ananias, com incentivo do seu pai, fez o seu primeiro curso de queijos no Instituto de Laticínios Cândido Tostes e sempre acompanhando seu pai e ajudando na empresa fazendo serviços administrativos. Com 18 anos, entrou na faculdade de Administração de Empresas, e constantemente trabalhando com seu pai junto de seu irmão Cleber.
Em 2001, Ananias e Cleber montaram uma empresa de laticínios: a Citale Brasil Ltda na cidade de Itaberaí, Goiás. A indústria começou com poucos funcionários e ao longo do tempo foi crescendo e mesmo enfrentando dificuldades, venceu-as com empenho e determinação. Participou da primeira reunião do Sindileite aos 17 anos de idade, e ali percebeu uma reunião importante e necessária, pois mesmo sendo donos de marcas diferentes, se uniam para buscar no meio classista, objetivos únicos. Ananias fala sobre o valor do leite produzido em Goiás que gera renda e possui um parque industrial gigante se destacando dentro e fora do Brasil. Fala também sobre quando se tornou associado do sindicato e aprendeu com vários professores, pessoas que ensinaram e trabalharam juntas. O depoente fala sobre Sr. Alfredo como uma pessoa importante que cuida da gestão do Sindileite e comenta sobre os presidentes que passaram e deixaram uma valiosa contribuição.
O depoente não hesitou em falar da importância do Sistema FIEG que sempre foi parceiro da indústria e fala da união dos empresários de todos os ramos, pois assim mantendo ideias compartilhadas e com um objeto: estar em busca de melhorias, podem alcançar êxito e sucesso. Ananias finaliza dizendo algo importante: que por trás de toda máquina existe um ser humano, não importa ter uma tecnologia de ponta se não tiver pessoas as quais podemos acreditar!
Depoimento em: 31/09/2018
FONTE: MEMORIAL DA INDÚSTRIA